Casos de uso
O PPS4 tem como principal objetivo principal o desenvolvimento de um CPS (Cyber-physical system) que possa ser utilizado em duas redes integradas urbanas distintas, uma de sensorização, baseada em dispositivos (scooters ou bicicletas) de um sistema de mobilidade partilhada e de outra de logística last-mile, baseada em drones.
O desenvolvimento do projeto foi divido em três fases, das quais resultaram protótipos dos CPS, para as duas aplicações, com diferentes maturidades, em termos complexidade, funcionalidade, desempenho e fiabilidade.
Atualização da arquitetura de hardware do CPS
Conectividade da rede móvel
A arquitetura de hardware do CPS, com suporte para cartão SIM ou o eSIM integrado em chipset, garante connectividade à rede celular. Nesta opção mais flexível, ambas as alternativas encontram-se disponíveis na camada superior da PCB, sendo possível o uso do suporte para cartão SIM, mesmo que o dispositivo esteja diretamente soldado noutra PCB.
Sistema de geo-referenciação
O dispositivo de geo-referenciação é baseado num receptor GNSS capaz de usar várias constelações de satélite, o que permite uma melhor recepção, precisão da posição e sensibilidade do receptor, sendo simultaneamente mais fiável.
Para a 3ª geração do dispositivo CPS, as atualizações de hardware implementadas foram principalmente focadas na melhoria do desempenho e na adequação da sua utilização à mobilidade, mantendo alguns dos requisitos fundamentais para um dispositivo de conectividade CPS de baixo consumo de energia, baixo custo e tamanho reduzido.
A incorporação do novo CPS de mobilidade em veículos pertencentes a redes integradas urbanas é feita através de placas de interface (baseboard), desenvolvidas especificamente para cada tipo de veículo. A abordagem modular do CPS permitiu a criação de diferentes interfaces mantendo o baixo custo, o que por sua vez permite um desenvolvimento mais rápido e integrado, que pode ser em grande parte independente do veículo usado.
Nas imagens seguintes mostram-se os dispositivos desenvolvidos para cada use case, nomeadamente para a scooter elétrica e para o drone de logística urbana.